segunda-feira, 10 de maio de 2010

O par perfeito



Não podia ser mais claro: só aquela pessoa entre as 6 bilhões do planeta pode fazer você sentir o que está sentindo. E é muita coisa. Você está mais feliz do que uma criança numa piscina de algodão-doce, as preocupações sumiram... Na verdade, o resto do mundo evaporou. Ele é tudo o que importa. Se ele está longe, você sente dor. Dor para valer, como se tivesse apanhado. Mas, se ele chega perto, vira o melhor analgésico do mundo. Parabéns: você está apaixonada. Caiu na maior peça que a natureza já pregou.

“O amor é um mistério.” Coloque essa frase no Google, em qualquer língua, que vão chover músicas, livros, blogs e o que mais for com esse título. Afinal, seria pretensão demais alguém dizer que entende o amor romântico. Mas não para a ciência. Do ponto de vista de quem estuda o assunto, há um consenso: a paixão é o jeito que o seu corpo encontrou de avisar outra pessoa que uma força maior, totalmente incontrolável, fará com que você esteja sempre por perto.
Pense bem. No fundo, os relacionamentos não passam de um mercado: a tendência é escolher a pessoa mais bonita, inteligente, charmosa e bem resolvida entre aquelas que toparem ficar com você. É como o mercado de aluguéis. O proprietário sempre quer o melhor inquilino do mundo, mas tem de se contentar com o melhor que aparecer. O inquilino quer o apartamento mais incrível, mas tem de ficar feliz com o menos ruim que encontrar.
Nisso, temos uma relação instável: a qualquer momento o inquilino pode se mudar para um apartamento melhor e deixar o proprietário na mão. O dono do imóvel também pode dar uma bundada no inquilino se encontrar alguém mais interessante, como um parente, para morar em seu apartamento.
É para evitar esse tipo de problema que existem contratos para reger os aluguéis: quem passar o outro para trás tem que pagar uma multa. Isso desencoraja tanto um quanto outro de romper o acordo. E as duas partes ficam mais tranqüilas enquanto o contrato está de pé.

O amor funciona mais ou menos assim. Com a diferença que a natureza não escreve leis no papel, mas no seu corpo. Como saber que um parceiro não vai trocar você, leitora, pelo primeiro rabo-de-saia com mais balanço que o seu? E você, leitor? Quem garante que ela não vai fugir com o professor da academia na semana que vem? Ambas as escolhas podem ser tão racionais quanto mudar para um apartamento melhor. Então qual é a saída? Juntar-se com alguém que não está com você por um motivo racional, mas justamente pelo oposto disso: uma emoção. “Uma emoção que a pessoa não decidiu sentir e, portanto, não pode decidir não sentir. Uma emoção que não será imediatamente transferida para outro. Uma emoção que garantidamente não é simulada, porque tem custos fisiológicos como taquicardia, insônia e anorexia. Uma emoção como o amor romântico”, diz o psicólogo Steven Pinker, da Universidade Harvard, em seu livro Como a Mente Funciona.

O amor, então, funciona como um contrato de rescisão com multa altíssima. Alguém completamente apaixonado por você não vai sumir de uma hora para outra, não vai “trocar de apartamento” e deixá-lo na mão (até vai, se for o caso, claro, mas não com a mesma facilidade de alguém que não ama você). Ok. Mas aí chegamos a outro ponto: o que faz esse “contrato de rescisão” surgir assim, do nada?
O ponto é que ele não aparece exatamente do nada. Seu cérebro fica esperto com certos sinais. Sinais que indicam que ali está um bom pai, ou uma boa mãe, para os seus filhos. E um deles está na cara, literalmente.

Almas gêmeas
Imagine o seu próprio rosto transformado em um do sexo oposto. É possível que você considere essa pessoa virtual como o melhor par romântico possível. É o que concluiu o psicólogo David Perret, da Universidade Saint Andrews, na Escócia, depois de pesquisar as reações de seus estudantes aos próprios rostos metamorfoseados. A maioria escolheu a si mesmo, sem saber, como o parceiro ideal.

As pessoas parecidas com você inspiram mais confiança, dizem os pesquisadores. Por quê? Segundo Perret, talvez porque elas lembrem o rosto dos seus pais, as primeiras pessoas em quem você confiou na vida.

Mas você sabe que não precisa saber a biografia toda de alguém para se apaixonar. Segundo pesquisas que o psicólogo Arthur Aron, da Universidade Stony Brook, nos EUA, fez com pessoas que não se conheciam, meia hora de conversa é o suficiente para saber se existe alguma conexão. Se houver mesmo, algum tempo depois uma avalanche química vai invadir o cérebro. E você vai saber que se apaixonou.

O processo, lá dentro, começa com descargas de dopamina – a mesma substância que a cocaína e a heroína ativam no cérebro. É ela que faz você se sentir violentamente feliz quando o ser amado está por perto. É ela que dá a sensação de que o mundo todo está soltando fogos enquanto vocês se beijam. Por outro lado, os efeitos colaterais são insônia, taquicardia e falta de apetite. Sem falar na sensação de dependência química – as dores físicas que os apaixonados sentem têm um paralelo nas crises de abstinência dos viciados em drogas.

Essa montanha-russa é demais para qualquer organismo. Por isso mesmo a paixão tem data para expirar: até 3 anos. E o que a faz evaporar é justamente um relacionamento saudável. Isso mesmo: quem destrói os hormônios da paixão são substâncias que o corpo libera durante os orgasmos. Se a relação continuar bem, elas vão fazer você se sentir cada vez melhor com o seu par, fortalecendo os laços entre os dois. E serão o gatilho para o instinto de virar mãe e pai – as mulheres, por exemplo, têm esses mesmos hormônios ativados durante a amamentação. Aí todos vão viver felizes para sempre... A não ser que um dos dois pule fora para recomeçar esse jogo todo com outra pessoa. Afinal, paixão vicia. E nem todo mundo usa com moderação.

Para saber mais
Por Que Amamos: A Natureza e a Química do Amor Romântico
Helen Fisher, Editora Record.
Science of Love: The Wisdom of Well-Being
Thomas Jay Oord, Templeton Foundation Press.

www.super.abril.com.br



Curioso o texto.
Estar apaixonada é mesmo muito bom!...
haha..Bjos de batom p vcs!
=)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 comentários:

  1. Olá, cai meio sem querer por aqui e adorei seu blog.. vou segui-lo!!
    Amar é bom demais mesmo!!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Que bom que gostou do blog..
    Volte sempre..
    Bjos!
    =)

    ResponderExcluir
  3. E eu achando que só porque tinha lido Reich e H.R.Hays sabia alguma coisa...!

    Belo texto

    Gostei muito

    E agradecido pela visita ao Rembrandt!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana!

    Bem, par perfeito é realmente difícil, mas, talvez a culpa seja por idealizar demais esse par, talvez devêssimos fazer do nosso par o mais perfeito, acho que o segredo é por aí!

    Ótimo texto!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Juan: rss..
    Obrigada pela visita e comentário..
    Volte sempre!
    Bjos!
    =)

    Albuq: é, par perfeito realmente é difícil mesmo.. e a gente sempre idealiza, não tem jeito..
    Bom, eu posso dizer que tenho feito muito perfeito meu recente par..rss
    Volte sempre!
    Bjos!
    =)

    ResponderExcluir
  6. Amor sempre bem vindo, não importa as consequências.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com vc Dea!
    Obrigada pela visita, volte sempre!
    Bjos!
    =)

    ResponderExcluir
  8. Continuo apaixonada depois de 12 anos!
    E depois de tanto tempo a paixão vira algo bem mais gostoso porque é sem cobranças, sem medo.
    Somos muito mais bonitas e felizes quando amamos! Isso é ótimo!!!!

    ResponderExcluir
  9. É isso aí..que fiquemos sempre apaixonadas!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Nossa.que blog lindo ..que escrito lindo..adorei o efeito do blog tbêm!!!bjos..

    ResponderExcluir
  11. Oii, obrigadaa!!!
    Volte sempre Fabiana!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns! Muito criativa e chama a nossa atenção o blog.

    Beijos,

    Danielly

    ResponderExcluir
  13. Oi Danny!
    Que bom que gostou!
    Obrigada!
    Volte sempre viu?!
    Bjos!
    =)

    ResponderExcluir
  14. Oi Aninhaaa,

    Também me chamo Ana Carolinaa, Adoro seu blog e te sigo no twitter. Meu apelido lá é Juremaana...(que apelido...) Vc é super sensível nos postes, esse especialmete eu adorei e com certeza já vivi coisas que só Deus sabe, estive do céu e no inferno ao mesmo tempo em relacionamentos doentios... O coração da gente sempre diz o que é melhor, porém nem sempre damos ouvidos a ele... Hoje eu vivo uma história de amor que não tem em nenhum filme, sabei valorizar cada atidtude e carinho, e ele também... Muito obrigada pro esse blog, vc está de parabéns!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Oiii,obrigada pela visita e pelo carinho do comentárioo!
    Estou amando o Escrito de batom, mais ainda quando consigo agradar vcs e recebo comentários tão legais qto o seu!
    Volte sempre viu,e não deixe de comentar!
    Bjos!
    =)

    ResponderExcluir

Comenta aí! Vou adorar saber sua opinião!

Caso não tenha conta do google, clique em Nome/URL, preencha seu nome e no campo URL, preencha o endereço do seu blog ou site, se tiver. Caso não tenha, preencha apenas seu nome!

Bjos de batom!
=)