quinta-feira, 15 de abril de 2010

Por que as revistas femininas tem mulheres semi-nuas nas capas?

"Quando entrei pela primeira vez no Papo de Homem, a primeira coisa que pensei foi: “Por que não existem revistas femininas assim? Que falem a verdade? Que sejam bem humoradas e irreverentes?”.

Logo comecei a pensar nas revistas femininas, sempre com uma gostosa na capa e com milhares de receitas para tornar as mulheres “melhores”, afinal a melhor mulher é sempre aquela que você pode tornar a ser. Se você se satisfizer com a mulher que você é, não vai precisar comprar a próxima revista com novas receitas infalíveis da mesma coisa: a nova dieta, a nova ginástica, as novas posições sexuais.

A revista feminina é, portanto, a sequência de planos infalíveis do Cebolinha: aqueles planos feitos para não dar certo, para que assim ele possa apanhar da Mônica (já foi provado aqui neste mesmo espaço que não há nada mais sexual que um tapinha – ou uma coelhada, de repente). E assim a mulher fica sempre na expectativa do que ela pode se tornar.

Mas por que tantas mulheres caem nessa? Será que tem algo do feminino relacionada à mesmice das revistas – uhm, deixa eu ver – femininas?




Não é à toa que tanto as revistas femininas quanto as masculinas tenham mulheres nuas na capa. É isto que atrai o olhar, de ambos os sexos: a mulher, por querer ser como aquela que atrai o olhar; o homem, por desejar aquela mulher, que atrai o olhar de todos.

Mas e aí, isso justifica tudo? As mulheres então devem ficar numa vitrine e as revistas devem tratar de assuntos medíocres, já que só a imagem satisfaz?

É claro que não. Esta é a escolha fácil, a das revistas que não se preocupam de fato em formar mulheres novas de verdade e apenas repaginar a velha ideia de que a mulher deve sim, ser independente, bonita, sarada, bem resolvida, ter uma carreira e ser simpática para… conseguir um bom casamento, é claro!

Deste jeito, ao meu ver, o caminho para novas revistas femininas seria o de valorizar esta diferença. E não o contrario, que é o que se faz por aí, uma tentativa de padronização: “a nova mulher deve ser assim, deve ser assado”. Essa tentativa sempre vai gerar a frustração em todas as mulheres – claro, a venda deste tipo de revista é alavancada por esta frustração!

Assim, não se pode ter bom humor ou irreverência para tratar dos assuntos do universo feminino, já que o bom humor implica numa capacidade de rir de si mesmo, de estar confortável na própria pele. E, de fato, implica em estar bem resolvida, coisa que a velha mulher da nova revista não está, senão não precisaria das novas fórmulas…

E aí sim, podemos aproveitar o fato de que cada uma de nós somos únicas e especiais, no que isto tem de bom – sorry, guys, mas ser única é realmente uma característica do feminino. Coisa que, na verdade, os homens já sabem, caso contrário eles não gostariam tanto de provar um pouquinho de todas nós…"

Marina Graminha Cury é psicóloga e especialista em Psicologia Hospitalar pela USP. É psicanalista em formação. Atua como psicóloga clínica em instituições e consultório particular e acredita que os livros de auto-ajuda deveriam ser queimados em praça pública.

http://307.to/h3i

Qual mulher não está sempre em busca de valorizar sua auto-estima? Qual mulher não quer ter sempre seu ego inflado? E as revistas tem um único objetivo, vender!
Ela sendo ou não como ela é idealizada na revista, ela acima de tudo deve se AMAR!
Acredito que a nova mulher deve se AMAR, independente de ser sarada, bem resolvida e etc..Afinal somos únicas e especiais! Mas como venderiam essas revistas se não mostrassem a mulher que a maioria idealiza ser?




E você, o que acha?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários:

  1. Oi Ana, vim agradecer e retribuir a visitinha que vc fez lá no bloguinho, obrigada pelo carinho.

    Espero que vc já esteja participando do sorteio, se não tiver, volta lá pra participar hein! rs

    Volte sempre para uma visitinha, vou adorar!

    Beijoca ♥

    ResponderExcluir
  2. Ola Ana,te conheci no blog da FER assim vim fazer uma visitinha...A respeito do texto é dificil falar porque vc acaba julgando...só te digo que acho que tem gente que nasceu para isto e outras não!!!assim é o mundo ,opções o tempo todo...concorda? beijos ,vou aparecer mais por aqui!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernandas!
    Obrigada a vcs duas pelo carinho!
    Ainda n to no sorteio, mas vou voltar la sim..
    E concordo c vc Fernanda, o mundo é msmo cheio de opções, p todos os gostos, ainda bem q é assim né?!
    Apareçam msmo viu?!
    Bjos! =)

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana... escrever de batom está ficando a cada dia mais divertido! Adoro o blog!
    Com relação à sua pergunta... Vejamos:
    Mulheres se arrumam para mulheres! Não é pelos olhares dos homens e nem para satisfazer o nosso próprio ego que passamos horas no cabelereiro, escolhemos o esmalte da moda, renovamos o guarda-roupa a cada estação. Essa triste realidade reflete somente uma competição ridícula, uma busca eterna (e quase sempre sem sucesso) por uma perfeição que só existe mesmo nas capas de revistas. Como bem disse o texto, "a melhor mulher é sempre aquela que você pode (mas dificilmente vai conseguir) tornar a ser".
    Pessoalmente, eu juro que já caí nessa de tentar acordar igual as personagens de novelas: com o cabelo impecavelmente penteado e a maquiagem intacta (que parece que foi feita por uma profissional enquanto a madame ainda estava dormindo). Mas caí na real. Aloooowww! Nós somos gente de verdade! Que vez ou outra somos abatidas pelo cansaço e não temos força nem mesmo pra colocar um pijaminha bonitinho antes de cair na cama. E digo mais: dormir de maquiagem prejudica a pele e mancha a fronha do travesseiro! (E vamos ser realistas: tirar mancha de maquiagem da fronha dá um trabalhão danado! Tem que esfregar tanto que o esmalte da moda "vai pro saco" rapidinho!)
    Esse conceito de perfeição é que tem que mudar! Perfeitas somos todas nós, que matamos um leão por dia e ainda conseguimos olhar no espelho e enxergar VIDA no fundo de olhos cansados e marcados pelo tempo.

    bjos, lindinha!

    ResponderExcluir
  5. Ana, já assisti esse filme "Mulheres - Sexo Forte"!! Muito bom!! Recomendo

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol! Que bom que está gostando do blog!!!
    E é isso msmo! Somos mulheres de verdade, e estamos cada vez mais nos mostrando capazes de dominar o mundo!!!
    E concordo plenamente: "Esse conceito de perfeição é que tem que mudar! Perfeitas somos todas nós, que matamos um leão por dia e ainda conseguimos olhar no espelho e enxergar VIDA no fundo de olhos cansados e marcados pelo tempo."
    Por isso somos únicas e especiais!
    Obrigada pelo carinho!Bjos!

    Sarah,
    Eu ainda não vi o filme acredita? Mas agora especialmente não quero deixar de ver!
    Obrigada tb pelo carinho!
    Bjos!
    =)

    ResponderExcluir
  7. Vim retribuir sua visita e agradecer pelo comentário.
    Estou te colocando em minha lista de vale a pena seguir.
    Não consegui seguir teu blog, ta dando erro.
    Vou tentar novamente depois!
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Marcélia!
    Obrigada pela visita tb...=)
    Vou verificar o erro, mas não deixe de voltar hein?!
    Bjs!

    ResponderExcluir

Comenta aí! Vou adorar saber sua opinião!

Caso não tenha conta do google, clique em Nome/URL, preencha seu nome e no campo URL, preencha o endereço do seu blog ou site, se tiver. Caso não tenha, preencha apenas seu nome!

Bjos de batom!
=)