quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Síndrome de Cinderela..

Imagino que quase todo mundo já deve ter se perguntado o motivo de tanto sucesso e polêmica causados pela trilogia Fifty Shades of Grey (50 Tons de Cinza).

Foi um dos livros mais lidos e comentados no ano passado..

Eu na verdade, devorei o primeiro da trilogia em poucos dias, em mim causou o mesmo efeito que causou na maioria das mulheres, " Uau Christian Grey!!! Não consigo parar de ler.." rs..

Mas o segundo até hoje não terminei, começou a ficar repetitivo e chato...


Pensando no fenonemo causado pela provocante e instigante história, busquei algumas opiniões:

"O livro, parte de uma trilogia, encantou as mulheres americanas pela forma com que a autora aborda o tema: uma jovem virgem que desperta para o sexo pelas mãos de um amante experiente e ousado, que a seduz com ações e práticas aflitivas, já que envolve um tipo de sexo onde a dor é usada para o aumento do prazer. O sadomasoquismo sempre atrai interesse, embora nem sempre este interesse quer dizer intenção de praticar", explica a sexóloga e professora de Ginástica Íntima, Regina Racco. 

O sadismo, em linhas gerais, é a arte de fazer sofrer e o masoquismo a de receber o sofrimento como forma de sentir prazer. Sadomasoquismo, então, é a prática pelo casal de um tipo de sexo que envolve o uso de acessórios (algemas, chicotes, prendedores, vendas, coleiras e outros) e situações de dominação/submissão para levar ao orgasmo. 

"A obra encantou as americanas e foi eleita pela mídia como um estrondoso sucesso, mas as mulheres não devem esperar grande literatura. Achei meio mal escrita, como se fosse feita às pressas para aproveitar o momento, coisa de produção em série mesmo. Mas é interessante que a leitura sirva para despertar o casal para uma vida mais plena de prazer", comenta a sexóloga."

"50 Tons de Cinza foi escrito por uma mulher, inglesa, esposa, mãe de dois filhos. 
85% das leitoras que se dizem apaixonadas pelo Christian Grey são mulheres, casadas e mães. 
O que isso diz a você?
Para mim só tem uma resposta, existem milhões de mulheres em todo o mundo sendo super mal tratadas, mal entendidas e mal amadas por milhões de homens modernos e toscos tipo Fred Flinstones 2.0. 
O sucesso do livro 50 Tons de Cinza deve ser visto como mais um alerta para os homens."
Para o terapeuta sexual Gustavo Maximiliano, as mulheres assumem cada vez mais um novo papel na sociedade atual, ocupam cargos importantes, recebem bons salários e muitas vezes são gestoras na família, algo inimaginável há pelo menos 100 anos. Mas ainda vivemos numa sociedade machista e controladora do corpo da mulher que impõe papéis, culturas e preconceitos. "Acredito que o sadismo contido na narrativa do livro escrito pela americana vai de encontro com esse desejo feminino de se mostrar capaz de assumir papéis de domínio do poder na sociedade", explica. 

Por outro lado, após tantas conquistas femininas, a mulher está parando para colocar na balança o que conquistou, os prós e contras. A sobrecarga de tarefas e dupla jornada com a entrada no mercado de trabalho talvez remeta a uma certa nostalgia do tempo em que ela não precisava dominar o mundo, mas apenas ser encantada, seduzida e cortejada pelo sexo oposto. Obedecer e ser submissa como a personagem Anastacia Steele, neste caso, torna-se sexy. 

Eu acho plausível todas as opiniões acima, e acredito que tudo isso se resume no que pode ser chamado de Síndrome de Cinderela.

O Christian Grey simboliza p/ nós mulheres, o príncipe encantado, um homem de conto de fadas, o homem que todas nós idealizamos...ou seja, um homem que não existe!



Acho que não é muito difícil ver no Christian Grey um príncipe encantado..


"1. O Grey elogia a mulherada o tempo todo. Toda mulher quer se sentir sexy e   maravilhosa. Os homens de hoje elogiam tão pouco as mulheres que ao fazê-lo, a mulherada já acha que o cara fez algo de errado. Então, coloca na cabeça a meta de crescer em 500% o número de elogios que você faz para a mulher que você ama. Diga a ela que você admira a atenção e dedicação que ela coloca na educação dos filhos mesmo ela tendo que dividir o seu dia entre trabalhar fora e cuidar da casa. A maioria das mulheres vivem preocupadas com a falta de feedback que recebem dos homens. Tire esse peso das costas da mulher, dê feedback! Para elas nós somos um mistério porque falamos muito pouco. A mulher precisa e quer saber a sua opinião sobre as coisas. Todo mundo precisa ouvir elogios, capricha nessa parte!
2. O Grey faz a coisa acontecer. O FDP do Christian Grey além de pilotar um avião ainda sabe como consertar um ar condicionado. Mulher gosta de cara que resolve as coisas, tipo “Pode deixar que eu vou resolver isso em 2 horas” e “Pode deixar que hoje eu dou banho nos filhos, e coloco a turma para dormir”. O cara que só sabe encontrar a seção de batata frita em um supermercado e sintonizar o canal de esportes na televisão, tá danado. O homem precisa assumir a gerência de manutenção da casa e da família e fazer a coisa acontecer. Sim, todo mundo tem no mínimo dois empregos, aquele que traz o dinheiro para casa, e aquele que traz o amor para dentro do seu lar.
3. O Grey cria momentos de romance. Antes do sexo a mulher precisa de amor, antes do amor a mulher precisa de romance. Todo relacionamento esfria com o tempo, mas ninguém deseja para si um relacionamento frio onde as coisas são entediantes e sem paixão. Para mudar isso, o cara precisa dar 100% de atenção quando estiver presente. Ouvir mesmo, elogiar mesmo, dar a entender que qualquer pequeno gesto da mulher é a coisa mais maravilhosa do mundo. Uma das coisas mais irritantes do livro é  a quantidade de vezes que o cara elogia a menina porque ela morde os lábios quando ela está envergonhada ou qualquer coisa do tipo. No primeiro livro isso acontece 46 vezes. Mas é isso, todas as pequenas coisas contam.
4. O Grey se importa com a mulher. A verdade é que a grande maioria dos Fred Flinstones que tem por ai procuram uma mulher para substituir a mãe deles. O cara acha que a mulher tem que serví-lo e fazer tudo do jeito que a mamãe dele fazia quando era criança. BANDO DE BABACAS!!! O papel do cara é empurrar a mulher para frente. Incentivá-la a malhar, fazer o cabelo, comprar roupas novas, se alimentar direito, se preocupar com a sua saúde, e, claro, a satisfazer sexualmente e não apenas a si mesmo. E MAIS, o cara tem que fazer tudo isso sem que a mulher DIGA QUE ELE TEM QUE FAZER. Sim, é isso mesmo, o homem tem que ler a mente das mulheres. Fácil, né?"

Acabei me estendendo mais do que deveria e não deu p/ postar as dicas quentíssimas que prometi p/ vcs (de tirar o fôlego, lembram?)
Mas vai ficar p/ o próximo post..
Ps: Comentem o que acham da Síndrome de Cinderela e o porque vocês acham que a trilogia fez e ainda faz tanto sucesso..
Mil beijoos!!!!
=)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 comentários:

  1. ah eu estou com o livro, comprei faz dois meses e tenho qe começar a ler logo !
    gostei de vc expor assim sua opinião.
    beijo :)

    ResponderExcluir
  2. Você escreveu o post que queria escrever.
    Estou lendo a trilogia e embora todo mundo diga que é erótico, eu encontrei um romance picante, um cara gostoso que quer satisfazer sua companheira e uma mulher comum, mas uma deusa aos seus olhos. Quem não quer um Sr. Grey em sua vida? Bem, eu quero!
    Acredito que nós, enquanto mulheres, somos muito diminuídas pelos homens em todos os sentidos. Gente, não existe mais homem assim!
    Isso só pode ser sonho ou conto de fadas, mas eu adorei acreditar!

    ResponderExcluir
  3. Ana Carolina,
    gostei bastante do sua opinião. Contudo, não tenho vontade em ler essa trilogia. É um tipo de leitura que não me agrada.

    Beijinhos :**
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir
  4. ahhh, eu curti bastante o livro porque é algo diferente do que estou acostumada a ler! claro que a autora não sabe escrever e que tem algumas partes bem irreais, mas é uma boa diversão...
    beijoos!

    www.fashionfrisson.com

    ResponderExcluir
  5. Minha tia avó aosjiaosjia leu o livro e amoooooou tem todos e tal mas algumas resenhas pela internet (diferente da sua) me afastaram da ideia de procurar pelo livro, fiquei com vontade de conhecer mais esse "grey" (?) :D
    Anne
    meninasantenadas.tk
    PS: Você comentou lá no blog que mora em sete lagoas e que nunca foi no inhotim, VAAAAI NO ENCONTRO! Vai ser mega legal, me adc no face /annegattini ou então deixa o seu lá no blog! A Aline de sete lagoas também, ia mas não conseguiu folga do trabalho :c

    ResponderExcluir
  6. Acredita que ainda não li.
    Pelo que li do post e da propria sinopse do livro acho que ele faz sucesso por ser algo diferente, que as mulheres não estão acostumadas a ler.
    Flor dá um pulo no My Diary. Respondi em video a TAG: te conhecendo melhor. Olha lá.
    Bjoo

    Jél

    mydiarybyjessi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Falou tudo Ana. Estou no segundo livro. Mas ao mesmo tempo que Mr. Grey é um principe ele é um ogro, não gosto do controle excessivo e da parte de não poder tocá-lo. Não sei, fico em cima do muro diante de muitas atitudes dele.

    Bjo

    http://entranoarmario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Também achei a mesma coisa que você inclusive acho que todo homem deveria ler a "aprender" com o Sr. Grey....

    Muita luz e Paz
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. COnfesso que só li até à foto, por medo a algum spoiler! ahaha Quero muito começar a ler o livro! Ainda não o comprei, ando numa de, para a semana que vem, e as semanas vão passando. As críticas sem dúvida tem sido óptimas. A curiosidade assim sendo, é muita.

    Curiosidade, de um caso verídico, em Inglaterra uma mulher separou-se do marido por causa do livro, o pretexto foi, o marido não ser como o Cristian Grey... ahaha

    http://rainhadofashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    adorei ter abortado o assunto sobre este livro.
    Passa lá no meu blog.. :)
    e curte a nossa pagina no facebook!
    http://www.facebook.com/pages/Carretel-De-Fita/336890763095416
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  11. ameei seu blog!

    http://papodabru.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. pelo que entendo, é que vocês 'querem', mas fazem por merecer? Pois no livro, Gray, sabe escolher uma mulher para ter o que quer, se estão com um Flinstngton 2,0 e ainda jogam a responsa, somente para o homem, o que vocês esperam das suas relações? Caso não saibam, homens também curtem mulheres que sabem o que querem, que não ficam com as sacanagens dos jogos emocionais e manipuladores de sempre. O nome destes homens são 'cafajestes', os Flinstgtons que foram criados, são o produto de uma sociedade mal construída em seus valores. Por isso existem tão poucos homens que sabem satisfazer uma mulher. Só que a mulher também é responsável por isso. Elas realmente acreditam, que não dizer nada (por medo, vergonha, ou por achar que o cara 'deve saber', como se fosse uma obrigação) vai fazer o cara 'se tocar' que tem algo errado. Esses jogos não levam a mulher a lugar nenhum. Acusar somente os homens por causa disso é uma PUTA SACANAGEM. Mulher de verdade, curte um homem alfa e não um cafajeste. O cafajeste te deixa apenas pro vamos ver, homem alfa além de ser tão bom quanto um cafajeste, traz o que a mulher quer, mas isso somente acontece om mulheres que saibam satisfazer um homem alfa. Macho alfa apenas quer o jogo, homem alfa além do jogo quer uma mulher que valha a pena. Abraço

    ResponderExcluir
  13. Ia esquecendo: ' se estão com um cara assim (fFlinstngton 2,0), talvez seja porque você seja uma 'marta' 2,0', já pensaram nisso? Pois é,

    ResponderExcluir

Comenta aí! Vou adorar saber sua opinião!

Caso não tenha conta do google, clique em Nome/URL, preencha seu nome e no campo URL, preencha o endereço do seu blog ou site, se tiver. Caso não tenha, preencha apenas seu nome!

Bjos de batom!
=)